Projeto do Parque do Cerrado

apresentação à sociedade

• apresentação à sociedade

Projeto do Parque do Cerrado será apresentado à sociedade, nesta terça (14/4)

CCON Parque do cerrado

Projeto do Parque do Cerrado será apresentado à sociedade, nesta terça (14/4)

Elaborado a partir das sugestões da sociedade, projeto será apresentado. Expectativa é acelerar implantação

Menos de um mês após a sociedade civil ter sido convidada a  falar o que desejava para o projeto do Parque do Cerrado, o arquiteto que conduziu o processo colaborativo, Guilherme Takeda, retorna a Goiânia com o resultado final. Nesta terça-feira, 14 de abril, ele entregará o projeto básico para a Prefeitura de Goiânia em encontro aberto para a sociedade, que também conhecerá a proposta final que ela ajudou a formatar. Evento acontece às 19h, no Auditório Lygia Rassi, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. .

O trabalho condensa as ideias e sugestões das mais de 100 participantes das oficinas em 11 e 12 de março, denominadas de "charrettes". Este método colaborativo vem sendo desenvolvido com mais intensidade nos Estados Unidos para projetar grandes espaços públicos. No Brasil, Takeda tem sido um de seus principais aplicadores, e já a levou cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Em Goiás, já a aplicou na requalificação da Praça Bom Jesus, em Anápolis, na época de seu centenário.

Em Goiânia, aconteceu pela primeira vez com grande entusiasmo. Representantes de associações de bairro, dirigentes de organizações e entidades ligadas a urbanismo e meio ambiente, estudantes e profissionais que atuam nestas áreas deram suas contribuições.

Além de promover a participação social, outro propósito desta metodologia é dar agilidade  ao processo de implantação do espaço público. O próximo passo é partir para o detalhamento técnico do projeto e o levantamento de custos.  "Os orçamentos agilizarão a busca de recursos, por parte da prefeitura, tanto na iniciativa privada quanto nos programas de governo", esclarece Takeda. Criado pela Lei nº 9.360/2013, o Parque do Cerrado é o maior de Goiânia, com 706 mil metros quadrados, área que corresponde ao tamanho de oito parques Vaca Brava ou cinco Parque Flamboyant.

Por enquanto, a iniciativa conta com a adesão da EuroAmérica Incorporações, que irá contribuir com parte de implantação do Parque do Cerrado, mas a ideia é que mais empresas participem da concretização do projeto, como aconteceu nas demais cidades onde o método charrette foi aplicado.

A iniciativa do projeto colaborativo é uma parceria entre a Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Fórum Goiano de Habitação (integrado pelas instituições do setor imobiliário Ademi, Secovi e Sinduscon), Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e Euroamérica Incorporações. As instituições SecoviCred, Instituto Cidade, Inplant e Lins Galvão e Esper também são parceiras.

Sobre as charrettes realizadas em Goiânia

Nos dias 11 e 12 de março, mais de 100 pessoas participaram do Workshop do Parque do Cerrado, realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer. O evento consistiu em dinâmicas em que os participantes, divididos em grupos de 10 pessoas, refletiram sobre o parque  almejado e traduziram  seu pensamento em desenhos.

Eles foram estimulados a colocar no papel o parque de seus sonhos, assim como resgatar aquilo que cada um considerava ser seu  patrimônio imaterial, ou seja, hábitos e brincadeiras que fizeram parte do passado e deveriam ser compartilhadas com a nova geração.

"Ao mesmo tempo, além do resgate, motivamos que todos fizessem sugestões pensado no futuro, cerca de 30 anos à frente, para promovermos um parque que permaneça moderno por mais tempo", explica o  o arquiteto, Guilherme Takeda, que conduziu as oficinas.  O evento terminou com sucesso, a partir da definição dos equipamentos da área verde com 100% de consenso entre os participantes.

Sobre a Euroamérica Incorporações

Presente em Goiânia desde 2005, a EuroAmérica Incorporações integra o grupo  Euroinvest, um grupo espanhol diversificado. Com presença em mais de 95 países, o grupo atua no segmento de bens de consumo, com a produção de bebidas, vinhos e perfumes, no segmento e lazer, com produções cinematográficas, e no setor imobiliário, com mais de um milhão de metros quadrados construídos e 8,5 mil unidades entregues. Entre os produtos produzidos pelo grupo, estão a Novela El Príncipe, fenômeno de audiência na Espanha, Licor 43 e o vinho Ramón Bilbao. Em Goiânia, a EuroAmérica Incorporações desenvolve projetos com o diferencial da sustentabilidade. O Europark é o quarto projeto da Incorporadora, que aguardou sua consolidação na Capital goiana para lançar este, que é considerado o mais ousado projeto imobiliário do grupo.