Palestra Viviane Mosé, filósofa

sexta-feira, 19h30

COMO A FILOSOFIA PODE NOS AJUDAR A ENFRENTAR A CRISE CONTEMPORÂNEA

Centro Cultural Oscar Niemeyer

(Monumento dos Direitos Humanos)

Informações: 3201 4921

CAFÉ DE IDEIAS 2014

Viviane Mosé, filósofa

Dia 28 de março

sexta-feira, 19h30

COMO A FILOSOFIA PODE NOS AJUDAR A ENFRENTAR A CRISE CONTEMPORÂNEA

A tecnologia nos colocou diante de uma crise de meios que fez desabar a estrutura da sociedade moderna. Se antes nos comunicávamos e pensávamos por linha, desde o raciocínio lógico, até a linha telefônica, hoje vivemos em rede. Que tipo de deslocamentos as mudanças tecnológicas têm produzido? O mercado, a economia, as artes, os estados, como têm lidado com os abalos sísmicos do mundo contemporâneo? Mas o que é o mundo contemporâneo? E que abalos são estes?

Currículo: Mestra e Doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora convidada do MBA em Gestão do Conhecimento na COPPE-UFRJ.

Escreveu e apresentou o quadro Ser ou não ser? no Fantástico, entre 2005 e 2006, onde trazia temas de filosofia para uma linguagem cotidiana. Foi consultora sênior da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, fazendo parte da comissão de reformulação curricular. É autora do livro Stela do Patrocínio - Reino dos bichos e dos animais é o meu nome, indicado ao prêmio Jabuti de 2002, na categoria psicologia e educação. Lançou seu mais recente livro de filosofia "O HOMEM QUE SABE pela Editora Record, em 2012.