Palestra MAC

técnicas de preservação de acervos museológicos

• técnicas de preservação de acervos museológicos

MAC|Goiás promove palestra sobre técnicas de preservação de acervos museológicos

informações - (62) 3201.4916 - 3201.4918 - 3201.4933

O Museu de Arte Contemporânea de Goiás do Centro Cultural Oscar Niemeyer promove no próximo dia 14, quinta feira, às 14 horas a palestra Técnicas Atóxicas para Preservação de Acervos Museológicos que vai ser ministrada pelo professor Stephan Schafer, conservador e restaurador alemão conhecido pela técnica exclusiva de desinfestação de acervos museológicos sem a utilização de produtos tóxicos.

A palestra será realizada no auditório Tadeu Batista do Centro Cultural Oscar Niemeyer e é dirigida aos profissionais de museus, galerias, arquivos, bibliotecas, colecionadores de obras de arte e outras instituições que lidam com acervos. Integra o projeto de preservação do acervo do Museu em execução desde o mês passado, a partir da transferência das obras de arte para a nova Reserva Técnica. Contratado pelo MAC|Goiás para realizar todo o processo de transferência e de desinfestação do acervo, Schafer estará em Goiânia para finalizar as ações do projeto e promover o treinamento da equipe do Museu que vai trabalhar diretamente no Núcleo de Conservação.

O conservador vai abordar três temas: o controle de pragas em acervos de museus, bibliotecas e arquivos através de métodos alternativos atóxicos; a gestão integrada de pragas como metodologia de prevenção e as técnicas de conservação preventiva de acondicionamento e guarda de obras vulneráveis em microclima e atmosferas.

Stephan Schafer é professor e docente responsável pela área de conservação e restauro de pinturas e arte contemporânea no Departamento de Conservação e Restauro da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Durante o ano de 2004 foi pesquisador convidado no grupo de "Molecular Painting Studies" dos projetos de pesquisa "De Mayerne" e "Van Gogh" no Instituto Holandês de Física Atômica e Molecular (AMOLF) em Amsterdã inclusive sobre as técnicas e materiais de "Vincent van Gogh".

Em 1993 graduou-se como mestre em conservação e restauração de arte e patrimônio cultural na Universidade de Ciências Aplicadas, Departamento de Conservação e Restauro, Colônia, Alemanha.

Recebeu uma bolsa Fulbright como cientista-pesquisador e tornou-se assistente convidado na Universidade de Delaware, EUA onde executou pesquisa ao lado de Prof. Richard Wolbers de 1994 até 1996. Durante este período, continuou seus estudos ao nível pós-graduado em química analítica, ciências dos materiais e museologia na Universidade de Delaware, Estados Unidos, como também trabalhou no estúdio de conservação de pinturas no Museu Henry Francis DuPont em Winterthur Delaware junto com Prof. Richard Wolbers e Profa. Wendy H. Samet.

Em 1996 radicou-se no Brasil, onde ingressou e trabalhou por dois anos como pesquisador visitante em projetos de pesquisa no Instituto de Química Orgânica na Universidade de São Paulo (USP).

É sócio-diretor da Stephan Schäfer Conservação e Restauração Ltda., empresa de serviços de conservação e consultoria especializada em conservação de arte contemporânea e conservação preventiva, trabalhos de desinfestação com métodos atóxicos e implementação de programas de Manejo Integrado de Pragas (MIP).

A empresa de Schafer foi responsável pelos trabalhos em acervos de museus, bibliotecas e instituições culturais e religiosas, tais como: Centro Cultural São Paulo, Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, Biblioteca do Convento do Santuário Nacional de Aparecida, São Paulo; Mosteiro de São Bento de Salvador, Bahia; Conjunto das Bibliotecas da Química da Universidade de São Paulo (USP); Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo; Museu Paulista da USP (Museu de Ipiranga) São Paulo; Biblioteca Central do Campus de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa Portugal; Pinacoteca do Estado de São Paulo; Igreja Baptista de Haarlem, Holanda; Arquivos Nacionais - Torre do Tombo, Lisboa - Portugal; Mosteiro de São Bento, Rio de Janeiro; dentre outros.

MAC|Goiás - (62) 3201.4916 - 3201.4918 - 3201.4933