Palestra Filosófica

Um olhar sobre nós mesmos na perspectiva da Filosofia

• Um olhar sobre nós mesmos na perspectiva da Filosofia

A elaboração do que queremos ser passa por essa visualização. No Centro Cultural Oscar Niemeyer esse espelho se instala nesta palestra.

UM OLHAR SOBRE NÓS MESMOS NA PERSPECTIVA DA FILOSOFIA

Um olhar sobre nós mesmos na perspectiva da Filosofia

Longe de ser um amontoado de ideias presas à universidade, que nada têm a dizer sobre o mundo, a filosofia é também um espelho que reflete imagens a respeito do que estamos pensando e do que estamos fazendo. A elaboração do que queremos ser passa por essa visualização. No Centro Cultural Oscar Niemeyer esse espelho se instala. A partir de algumas ideias de filósofos como Alaín Badiou, Martin Heidegger, Peter Sloterdijk e Nietzsche procura-se fazer um diagnóstico da época atual. Uma época que já não pensa, mas apenas planifica e calcula. Um tempo indigente no qual vivenciamos a morte do desejo de filosofar, a degradação do espírito em inteligência instrumental e um colossal processo de controle e manipulação de todas as esferas da existência humana.

Resumo currículo

Adriana Delbó: Professora da Universidade Federal de Goiás. Possui graduação e mestrado em Filosofia pela Pontíficia Universidade Católica de Campinas, doutorado pela Universidade Estadual de Campinas e pós doutorado pela Universidade Estadual de São Paulo. Realiza pesquisas na área de Filosofia política a partir dos estudos de Nietzsche, Foucault e Agamben. Atua na formação de professores de Filosofia e faz parte do grupo de estudos sobre a biopolítica.

Resumo currículo

Wanderley J. Ferreira Jr. - Professor na Universidade Federal de Goiás. Possui graduação, mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Realiza pesquisas no âmbito da tradição fenomenológico-hermenêutica, com ênfase em Heidegger e Gadamer; ciências e novos paradigmas. Atua na formação de professores nas licenciaturas da UFG. Faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fenomenologia - NEPEFE/FE-CNPq. Livro recém lançado pela Editora Phi (Campinas/SP): A questão da técnica e o fim da metafísica.