Programação | CCON
11/11

Orquestra Filarmônica de Goiás

Apresentação no Centro Cultural UFG

  • Apresentação no Centro Cultural UFG

 

Sinopse do evento

A Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta o quarto concerto da Série "Concertos de Câmara" - Temporada 2012, sob a regência de Janio Matias. O concerto acontece no dia 11, domingo, às 11h, no Centro Cultural UFG, e conta com a participação do naipe de sopros da Orquestra Filarmônica de Goiás. No programa, obras de Beethoven, Bubois, Bissell, Mezo e Tansman. A entrada é franca.

 

Mídias Sociais

(62) 3201.4926

CONCERTO

Orquestra Filarmônica de Goiás -  Série "Concertos de Câmara" - Temporada 2012

Data: 11 de novembro de 2012 - domingo - Horário: 11hLocal: Centro Cultural UFG (Av. Universitária, 1.533, Setor Universitário - UFG). Entrada FrancaContato: Centro Cultural Oscar Niemeyer - Tel.: (62) 3201 4907 begin_of_the_skype_highlighting GRÁTIS (62) 3201 4907 end_of_the_skype_highlighting

PROGRAMA

L.V. BEETHOVEN (1770 - 1827): Adágio em Fa Maior para Sopros

 

T. DUBOIS (1837 - 1924): Primeira Suíte para Sopros

I. Petite Mazurke (A tempo Rubato)II. Canzonetta (Allegretto)III. Chacone (Molto moderato)

 

Intervalo

    KEITH BISSELL (1912 - 1996): Suite de Canções Folclóricas para Sopros

I.  AllegrettoII.  AndanteIII. Allegro

   IMRE MEZO (1932): Quinteto para 2 Flautas, Clarineta, Fagote e Contrabaixo

I. TranquilloII. Con motoIII. AndanteIV. Allegro      

   TANSMAN (1897 - 1986): Quatro Impressões para Sopros

I. PreludeII.   InventionIII. NocturnoIV. Burlesque

 

Direção Musical: Janio Matias

 

O REGENTE

 

Janio Matias é formado pela Universidade Federal de Goiás, onde estudou na classe dos professores Estércio Marquez Cunha, Günter Bauer e Paulo Guicheney. Ele iniciou os seus estudos em regência orquestral ainda na universidade e os prosseguiu no curso tecnológico do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu Toledo França, com o maestro Eliseu Ferreira. 

Ele também participou de master classes de regência em Londrina, onde teve aulas com os maestros Emílio de César e Daisuke Soga (Japão) e em Brasília no Curso Internacional de Verão, estudando com o maestro Kirk Trevor (EUA/República Tcheca) e com o compositor Ronaldo Miranda. Além de maestro, Janio Matias é como compositor e já integrou a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás como clarinetista, o coro do Centro Livre de Artes e o Coro de Câmara da EMAC/UFG.

No 28º concerto da Temporada 2010 da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, que aconteceu na Paróquia Santana, em Anápolis, Janio Matias, ao lado dos maestros  Andreyw Batista e Marco Antônio Izzo, regeu obras de compositores como Handel, Wagner, Stravinsky, Mahle e outros.    Na qualidade de maestro assistente, Janio se destacou em diversos concertos com a OSJG, inclusive, regendo-a durante a turnê pela Espanha, em 2011, quando esteve à frente do grupo no "Palau de la Musica Catalana", em Barcelona, numa apoteótica apresentação que empolgou a plateia e contagiou de alegria os músicos. Atualmente, Janio Matias é professor de regência instrumental no CEP em Artes Basileu França e continua a ocupar a honrosa função de regente assistente da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás.

 

A ORQUESTRAA ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS, sediada no Centro Cultural Oscar Niemeyer, foi fundada em janeiro de 2012, por músicos oriundos da antiga Orquestra de Câmara Goyazes. Esta última orquestra foi criada como instrumento de difusão de obras musicais, escritas especificamente para orquestra de câmara. Ela apresentou-se em diversas cidades e festivais musicais do Brasil, tais como o Festival Vale do Café (RJ); Festival Internacional de Juiz de Fora (MG); Canto da Primavera (Pirenópolis) e Festival Internacional de Cinema Ambiental - FICA - na Cidade de Goiás.  De 2003 a 2007 a Orquestra de Câmara Goyazes esteve sob a direção do violinista Alessandro Borgomanero, voltando, em 2008, à regência do maestro Eliseu Ferreira, que também foi seu titular entre os anos de 1999 e 2003. Com a extinção da Orquestra de Câmara Goyazes, em dezembro de 2011, o maestro Eliseu Ferreira assina a direção artística da nova Orquestra Filarmônica de Goiás, juntamente com o regente titular Alessandro Borgomanero, apresentando, pela primeira vez na história do Estado de Goiás, uma programação anual de concertos. Na temporada 2012, destacam-se instrumentistas e regentes convidados de renome nacional e internacional, como Emmanuele Baldini, Raiff Dantas, Fábio Cury, Laércio Diniz, Eduardo Monteiro, Luiz Garcia, Neil Thomson, Albrecht Breuninger, Janio Matias e Ângelo Dias.A partir de 2012, a Orquestra Filarmônica de Goiás torna-se realidade, com uma programação anual de excelência, que deverá continuar nos anos vindouros, demonstrando o profissionalismo e a capacidade dos nossos talentos musicais. 

MÚSICOS DA ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS

Flautas: Jônatas Ferreira da Silva, Adriana Losi MonteiroOboés: Carlos Antônio de Souza, Neviton de Oliveira CostaClarinetas: Edinei Alves de Brito, Tonny Athylla Costa BastosFagotes: Luciano Gomes de Oliveira, Michele Bolba CardosoTrompas: Roberson Silva Gonçalves, Rubem Santos SilvaContrabaixo: Diuliano Vitor LucenaGerente: Andreyw BatistaMontadores: Fellipe Rodrigues e Leonardo SantanaArquivista: Jonathan Duarte