Programação | CCON
09/10

OFG e Sinfônica Jovem - 2ª Apresentação

Encontro especial no Palácio da Música do CCON

  • Encontro especial no Palácio da Música do CCON

 

Sinopse do evento

Concertos Especiais
Orquestra Filarmônica de Goiás e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás
Data: 9/10 – domingo
Horário: 11 horas
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer
Entrada franca

Programa:
J. Brahms – Variações sobre um tema de Haydn
G. Mahler – Sinfonia n.1 “ Titã”

Mídias Sociais

 Confirme sua presença

O mês de outubro na Orquestra Filarmônica de Goiás já começa especial. Serão duas apresentações com a participação da Orquestra Sinfônica Jovem, ou seja, 115 músicos em palco para interpretar a consagrada Sinfonia n.1 “ Titã” do compositor Gustav Mahler. A obra “Variações sobre um tema de Haydin”, de Brahms, também integra o programa. A primeira apresentação acontece no dia 6 de outubro, quinta-feira, às 20h30. Já a segunda ocorre no dia 9 de outubro, domingo, às 11 horas. Todos os concertos serão realizados no Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer, com entrada gratuita.

A regência é do maestro Neil Thomson.

A Sinfonia n.1 de Mahler é considerada um poema sinfônico e está estruturada em quatro movimentos. O personagem principal da composição é Titã, o personagem central do romance de um escritor alemão. É interessante observar que o 3º movimento da sinfonia descreve o funeral de um caçador. O compositor inicia o movimento com o contrabaixo tocando em forma menor a famosa cantiga de ninar francesa “Frère Jacques”. Neste movimento o tímpano simboliza os passos das pessoas que acompanham o funeral. Segundo descrições de diversos musicólogos, esse movimento costumava deixar diversos ouvintes tristes.

O compositor alemão Johannes Brahms nasceu em Hamburgo em maio de 1833 e morreu em Viena em abril de 1897. Ele escreveu a obra “Variações sobre um tema de Haydn” em duas versões, uma para dois pianos, e outra, para orquestra.  A obra é composta por oito variações e uma delas, denominada “ Coral de Santo Antônio”, é baseada em uma melodia religiosa popular.

O maestro

Thomson é um dos maestros mais versáteis de sua geração. De 1992 até 2006, foi Regente Titular no Royal College of Music, o mais jovem maestro a ocupar o cargo. Neil foi nomeado membro honorário do RCM em 1994, pelos serviços prestados à instituição. Suas habilidades como orador têm se aprimorado, fazendo crescer sua reputação como professor por toda a Europa. Foi convidado duas vezes para o EU – Sponsored Master Classes em Vilnius, Lituânia, e foi professor convidado no Mozarteum em Salzburgo, na Academia de Música Kakow e no Conservatório Arrigo Boito, em Parma.

A OFG

A Orquestra Filarmônica de Goiás é um Programa do Governo do Estado, está dentro da estrutura da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e  vinculado ao Centro Cultural Oscar Niemeyer. 

O Calendário Anual de Concertos Musicais é elaborado pela  Superintendência da Orquestra Filarmônica de Goiás, composta por uma  equipe executiva, técnica e de apoio, por maestros e excelentes músicos que trabalham incansavelmente para que estes belos espetáculos aconteçam ano a ano.