Programação | CCON
07/07

OFG 2015 - Turnê Nacional

Laçamento oficial

  • Laçamento oficial

 

Sinopse do evento

Local: Palácio da Música

Centro Cultural Oscar Niemeyer

Horário: 20h30

Mídias Sociais

facebook    youtube

 

 

Filarmônica realiza concerto de abertura da Turnê Nacional

 

A Orquestra se apresenta em três cidades paulistas, incluindo Campos do Jordão, onde participa do consagrado Festival de Inverno da cidade.

 

No dia 07 de Julho, às 20h30, a Orquestra Filarmônica de Goiás realiza o concerto de abertura de sua 2ª Turnê Nacional, que neste ano passará por três cidades paulistas. A apresentação acontece no Centro Cultural Oscar Niemeyer e traz o aclamado violoncelista Antonio Meneses como convidado.

A regência do concerto é de Neil Thomson, Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica desde 2014. Serão apresentadas ao público duas obras do compositor inglês Edward Elgar: Froissart e Concerto para Violoncelo e Orquestra em Mi Menor. O programa traz ainda a Sinfonia Nº2 do compositor dinamarquês Nielsen.

Meneses irá acompanhar a Filarmônica em duas datas da Turnê Nacional: No dia 10 de Julho, na apresentação que a Orquestra fará no Festival de Inverno de Campos do Jordão e no dia 11 de Julho, em concerto na consagrada Sala São Paulo. A Turnê Nacional ainda abrange um concerto no Conservatório de Tatuí, a ser realizado no dia 09 de Julho, na cidade de Tatuí, considerada como a capital brasileira da música.

 

O maestro

 

Neil Thomson é um dos mais respeitados e versáteis maestros britânicos de sua geração. O maestro assumiu em 2014 a regência titular e direção artística da Orquestra Filarmônica de Goiás.

Thomson fez atualmente estreias bem-sucedidas com a Orquestra Filarmônica de Tóquio, com as Orquestras Sinfônicas de Lahtu e de Oulu na Finlândia, a Royal Northern Sinfonia, a Orquestra Sinfônica de Israel, a Orquestra Sinfonica do Porto Casa da Música, a Orquestra da Rádio WDR, a Koln, Orquestra da Ópera Nacional de Gales, Orchestra of Opera North, a Royal Oman Symphony Orchestra, a Aurora Orchestra e a Nordic Youth Orchestra

Recentemente, ele se especializou em regência de trilhas sonoras de filmes com apresentações de O Mágico de Oz, Casablanca e Psicose. Em março de 2013, regeu a estreia europeia de Cantando na Chuva com a Royal Philharmonic Concert Orchestra no Royal Albert Hall em Londres.

 

O solista

 

Antonio Meneses nasceu no seio de uma família de músicos. Começou a estudar violencelo aos 10 anos de idade e ainda jovem ganhou importantes prêmios como o 1º Prêmio no ARD Concurso Internacional de Munique e Medalha de Ouro no Concurso Tchaikovsky, em Moscou.

Meses apresenta-se regularmente com as mais importantes orquestras do mundo como a Filarmônica de Berlim, Sinfônica de Londres, Sinfônica da BBC, a Sinfônica de Viena, a Filarmônica Checa, a Filarmônica de Moscou, a Filarmônica de São Petersburgo, de Israel e outras.

Antonio também é convidado regular de importantes festivais de música, incluindo os de Porto Rico, Salzburgo, Lucerna, Viena, Berlim, Praga, Nova Iorque, la Grange de Meslay e Colmar.

Para além de sua agenda de concertos, o músico orienta cursos de aperfeiçoamento na Europa, nas Américas e no Japão.

 

SERVIÇO

 

DATA: 07.07 ( terça-feira)

HORÁRIO: 20H30

LOCAL: CENTRO CULTURAL OSCAR NIEMEYER

ENTRADA GRATUITA