OFG - concerto para dois pianos

Participação de Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini

• Participação de Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini

A apresentação, que é uma homenagem ao aniversário de Goiânia, traz a pianista goianiense Celina Szrvinsk entre os músicos convidados.

DATA: 22/10 ( quinta-feira)

Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer

Não é necessário retirar ingressos

Centro Cultural Oscar Niemeyer

www.facebook.com/orquestrafilarmonicadegoias
(62) 3201- 2442/ 4926

Filarmônica apresenta concerto para dois pianos

Para comemorar o aniversário de Goiânia, a Orquestra Filarmônica de Goiás traz, nesta quinta-feira, dia 22, às 20h30, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, um concerto especial com os aclamados pianistas Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini.

Acompanhados pela Filarmônica, eles vão executar o Concerto para Dois Pianos e Orquestra do compositor francês Poulenc. A obra é uma espécie de homenagem a Mozart, ídolo de Poulenc, por isso possui movimentos lentos, que lembram  as características mozartianas.

Além desta consagrada obra, serão apresentadas as composições "Concerto para Cordas e Percurssão", de Guarnieri e a "Sinfonia nº 7 em Lá Maior" de Beethoven.  A obra de Guarnieri é marcada por elementos da música nordestina, já a Sinfonia de Beethoven está entre as melhores composições do autor, como ele mesmo assim a definiu. A música possui elementos de dança, vitalidade e celebração;

A regência do concerto é do maestro convidado Marcelo Ramos.

OS SOLISTAS

A goiana Celina Szrvinsk possui vasta experiência acadêmica na Alemanha, onde concluiu o "Künstlerische Ausbildung" (Mestrado) e o "Konzertexamen" (Doutorado), com nota máxima em todas as provas na área de Piano/Música de Câmara, tendo sido orientada pelo pianista Michael Uhde.

Venceu vários concursos nacionais de piano, entre eles o III Concurso Jovens Concertistas Brasileiros, no qual recebeu o prêmio "Eastern Illinois University" (Bolsa de Estudos). Foi Solista das orquestras Sinfônica Nacional, Sinfônica de Minas Gerais, Sinfônica da USP, Sinfônica Municipal de Campinas e da Filarmônica de Câmera da Polônia.

Lançou em 1999 um CD a 4 mãos com Miguel Rosselini, gravado na Alemanha onde já está programada a próxima gravação em 2003. Desde 1985, Celina Szrvinsk é professora de piano na Escola de Música da UFMG.

Já o pianista mineiro Miguel Rosselini estudou no Brasil com Gilberto Tinetti e Jacques Klein. Na Alemanha, onde viveu de 1991 a 1996, realizou estudos de pós-graduação na Escola Superior de Música de Karlsrule, na classe da professora Fany Solter.

É vencedor de diversos concursos nacionais de piano, dentre os quais, o I Concurso "Arnaldo Estrela" de Juiz de Fora. Entre os professores com quem realizou cursos encontram-se os pianistas Magda Tagliaferro, Rudolf Kelrer, Bruno Canino, Dorival Varsi, Helena Costa e vários outros.

Desde 1985 ocupa o cargo de professor de piano na Escola de Música da UFMG, em Belo Horizonte.

O REGENTE

Marcelo Ramos graduou-se mestre em regência orquestral pelo Cleveland Institute of Music (EUA), onde estudou sob orientação de Carl Topilow em 2010. Participou recentemente de dois importantes workshops como regente ativo nos EUA: com a Sinfônica de Baltimore tendo Marin Alsop e Gustav Meier como instrutores em 2012, e no Aspen Music Festival em 2010, com mestres como Robert Spano (Atlanta Symphony), Larry Rachleff (Long Island Symphony), Hans Graf (Houston Symphony) e Hugh Wolff (New England Conservatoire, Boston).

A ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS

A Orquestra Filarmônica de Goiás é um Programa do Governo do Estado, criado pelo atual governador Marconi Perillo em 2012, está dentro da estrutura da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e  vinculado ao Centro Cultural Oscar Niemeyer.

O Calendário Anual de Concertos Musicais é elaborado pela  Superintendência da Orquestra Filarmônica de Goiás, composta por uma  equipe executiva, técnica e de apoio, por maestros e excelentes músicos que trabalham incansavelmente para que estes belos espetáculos aconteçam ano a ano.

Concerto para dois pianos

DATA: 22/10 ( quinta-feira)

Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer

Não é necessário retirar ingressos