Programação | CCON
24/10

OFG - Tributo a Goiânia

Especial para Aniversário de Goiânia

  • Especial para Aniversário de Goiânia

 

Sinopse do evento

Concerto

Data: 24 de outubro, quinta-feira.

Horário: 11h

Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer (Av. Jamel Cecílio, 4490 - GO 020, km 01)

 

Entrada franca.

Mídias Sociais

facebook    youtube   

Concerto

Data: 24 de outubro, quinta-feira.

Horário: 11h

Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer (Av. Jamel Cecílio, 4490 - GO 020, km 01)

 

Entrada franca.

 

 


A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), apresenta neste feriado, dia 24 de outubro, "Tributo a Goiânia", espetáculo que contará com as participações especiais da Banda Sinfônica Nilo Peçanha e da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, (OSJG).  O concerto em comemoração aos 80 anos da capital, com mais de 200 músicos no palco, sob a regência de Eliseu Ferreira, acontecerá no Palácio da Música Belkiss Spenzièri  do Centro Cultural Oscar Niemeyer, ao qual a OFG é vinculada.   

Entrada gratuita (não haverá retirada de ingressos)

 

  PROGRAMA

 

JULES MASSENET                                            Bacanal de "Cenas de Fantasia"

 

JOHANN STRAUSS                                           Valsa "Danúbio Azul"

 

MANUEL DE FALLA                                            Dança Espanhola   de   "A Vida Breve"

 

LEONARD BERNSTEIN                                        Abertura de "West Side Story"

Arranjo de Maurice Peress

 

FREDERICK LOEWE                                           Medley de "My Fair    Lady"

Arranjo de John Whitney

 

NINI ARAÚJO                                                   Meu Goiás

Arranjo de Sergio Kuhlmann

 

ANTONIO CARLOS JOBIM                                   Medley

Arranjo de Sergio Kuhlmann

 

PETER ICLICH TCHAIKOVSKI                              Abertura Solene 1812

 

 

Eliseu Ferreira, regência

 

 

 

O REGENTE

 

 

Eliseu Ferreira, regência.

 

ELISEU FERREIRA, natural de Anápolis-GO, é graduado em Educação Artística e Clarineta pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Possui o mestrado em Regência Orquestral pela mesma instituição.

 

Estudou clarineta com os professores Fernando Henrique Machado (EMB), Luiz Gonzaga Carneiro (UNB), José Nogueira Júnior (UFG) e José Alessandro (UFG). Foi aluno de canto dos professores Zuinglio Faustini e Angelo Dias em Goiânia. Estudou regência coral e orquestral com o Maestro Emílio de César por vários anos em Brasília.

 

Participou de festivais, cursos de aperfeiçoamento, e master-classes no Brasil e no exterior, tendo aulas com renomados professores, dentre eles, Dante Anzolini, Roberto Duarte, Roberto Minczuk, Aylton Escobar, Kirk Trevor, Tomás Koutnik, Neil Thomson, Frank Shipway e Kurt Masur.

 

Participou de cursos de Regência em Assunção, no Paraguai e em Zlin e Kromeriz, na República Tcheca. Desde 2006 tem frequentado os workshops de regência orquestral dos professores John Farrer e Neil Thomson em Londres, Inglaterra (Royal College of Music e Royal Academy of Music) e em Paris, França.

 

Foi regente nos seguintes grupos: Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Jovem de Goiás, Orquestra Planalto Central, Orquestra de Câmara de Goiânia, Camerata Vocal de Goiânia, Banda Sinfônica do CEFET-GO, Orquestra Sinfônica de Goiânia, dentre outros.

Atuou como professor de Prática de Orquestra, Regência Orquestral e Regência Coral em alguns festivais de música no Brasil. Atuou como regente convidado em Goiás e São Paulo.

 

Foi também Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra de Câmara Goyazes por dois períodos: entre 1999 e 2003 e entre 2008 e 2011. Com essa orquestra realizou uma grande quantidade de concertos em Goiás, trabalhando ao lado de renomados solistas nacionais e internacionais e também expoentes da nossa música popular.

Em 2010 recebeu do Governo de Goiás o Diploma de Destaque Cultural do Ano, pelo trabalho realizado em prol da música clássica no Estado.

 

Desde 2002 é o Regente Titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com a qual tem realizado um intenso trabalho didático e artístico, realizando séries de concertos na capital e em todo o Estado de Goiás, além de concertos no Distrito Federal e nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2011, realizou frente à OSJG, uma turnê de 08 concertos na Espanha, com sucesso de público e crítica, tocando em salas importantes como o Palau de la Musica (Barcelona), Auditório Josep Carreras (Vila-Seca), Auditório Enric Granados (Lleida), Auditório de Girona e Auditório do Centro Cultural Caja Granada (Granada). Atua ainda como professor regular de Regência no Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França.

Atualmente é o regente titular da nova Orquestra Filarmônica de Goiás.

 

 

 

A ORQUESTRA

 A nova ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS, vinculada ao Centro Cultural Oscar Niemeyer, foi criada em janeiro de 2012, realizou cerca de 20 apresentações musicais, divididas em quatro séries de concertos no Teatro SESI, no Centro Cultural UFG, no Centro Cultural Oscar Niemeyer e no Teatro Escola Basileu França. Foram mais de 10 artistas convidados de renome nacional e internacional, que se apresentaram junto à Orquestra na Temporada de 2012, inclusive em concertos didáticos em parceria com a Secretaria da Educação e com o Teatro SESI.

 

Mostrando o potencial da música de concerto em Goiás, a lotação dos teatros e locais de concertos, foi sempre próxima da capacidade máxima, em quase todas as récitas, totalizando um público de, mais ou menos, 15.000 pessoas. 

 

Foi a primeira vez na história do Estado de Goiás, que uma Orquestra apresentou a programação anual de concertos organizados numa completa, a Temporada 2012, com as séries Grandes Solistas, Concertos para a Juventude, Concertos de Câmara e Concertos Didáticos, e eventos prestigiados por maestros e solistas convidados, destacando entre eles: Emmanuele Baldini, Räiff Dantas, Fábio Cury, Laércio Diniz, Eduardo Monteiro, Luiz Garcia, Neil Thomson, Albrecht Breuninger e Ângelo Dias.

 

Com uma nova configuração, a Orquestra Filarmônica de Goiás iniciou o ano de 2013 com as audições e o processo seletivo, aprovando os músicos que compõem o seu quadro.

 

Na programação da Temporada 2013, foram previstas 42 apresentações musicais em todo o Estado de Goiás, inclusive em bairros de Goiânia, entre as séries concertos no Teatro Goiânia, no Teatro SESI e no Centro Cultural Oscar Niemeyer, além de concertos especiais. Cerca de 30 artistas de renome nacional e internacional, que se apresentarão com a OFG para um público de, aproximadamente, 30.000 pessoas.  Entre eles destacam-se: Neil Thomson, André Micheletti, Alex Klein, Daniel Guedes, Flavio Gabriel, Jean Louis Steuerman, Ricardo Castro, Carlos Moreno e João Carlos Martins.

 

O ano de 2013 será promissor e propagará os sons da OFG pelos mais variados espaços e públicos.

 

 

 

ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS

 

 

Regente Titular: Eliseu Ferreira

 

Diretor Artístico: Alessandro Borgomanero

 

Superintendente da OFG: Ana Elisa Santos

 

Chefe do Gabinete Gestor do Centro Cultural Oscar Niemeyer: Nasr Chaul

 

Secretário de Estado da Casa Civil: Vilmar Rocha

 

Governador do Estado de Goiás: Marconi Ferreira Perillo Júnior