Programação | CCON
17/10

OFG - Temporada 2013

Série Teatro Goiânia

  • Série Teatro Goiânia

 

Sinopse do evento

OFG - Temporada 2013

Série Teatro Goiânia

Informações: 3201 4934

ENTRADA FRANCA

 

Clique no mapa e veja como chegar:

 

Teatro Goiânia
Avenida Anhangüera, 67 - S Central
Goiânia - GO, 74043-011
(62) 3201-4685


Mídias Sociais

facebook    youtube   

 

Concerto

 

Orquestra Filarmônica de Goiás - Temporada 2013 

Série "Concertos Teatro Goiânia"

 


Data: 17 de outubro, quinta-feira, Teatro Goiânia.

Horário: 20h30

Local: Teatro Goiânia Av. Tocantins esquina com Rua 23, Centro, Goiânia-GO.

Entrada Franca

 

PROGRAMA:

SCHUMANN - Concerto para Piano e Orquestra em Lá Menor Op. 54

BEETHOVEN - Sinfonia nº 3 em Mi Bemol Maior "Heróica" Op. 55

-------------------------------------------------------------------------------

VINDA DE NEIL THOMSON

 

A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) apresenta no mês de outubro apresentações inéditas e nomes de peso da música de concerto, trazendo, ainda, grande novidade para a Temporada de 2014.

 

No dia 17 de outubro, no Teatro Goiânia, após uma decisão em conjunto da Diretoria Executiva da OFG com o Governo do Estado de Goiás, uma novidade no cenário da música de concerto será anunciada: a Superintendente da Orquestra Filarmônica de Goiás, Ana Elisa Santos, comunicará, oficialmente, a vinda do novo regente da Filarmônica de Goiás.

 

O britânico Neil Thomson, dono de grande experiência como professor de regência em escolas de músicas como a Royal College of Music in London, com um currículo recheado de premiações  e passagens pelas grandes orquestras europeias, assumirá o comando da OFG a partir de 2014. Neil Thomson vem estabelecer um padrão internacional e contribuirá, significativamente, para a formação da Orquestra, dando continuidade no seu crescimento qualitativo e, ao mesmo tempo, acelerando a sua consolidação dentro do cenário artístico nacional e internacional..  

 

Partilhando a sua experiência de sucesso, Neil desenvolverá uma classe destinada aos alunos de regência de todo o Brasil e aos jovens talentos de Goiás, especialmente destinada à regência orquestral, em que receberão aulas práticas e teóricas, permitindo aprimorar suas habilidades de forma sólida.

 

 

-------------------------------------------------------------------------------

NEIL THOMSON, regência.

Neil Thomson é um dos mais respeitados regentes britânicos de sua geração. Nascido em 1966, ele estudou com Norman Del Mar no Royal College of Music de Londres e, mais tarde, na Academia de Tanglewood, com Leonard Bernstein e Kurt Sanderling.

Ele já regeu a London Symphony Orchestra, a Philharmonia, a English Northern Philharmonia, a Royal Philharmonic Concert Orchestra e a London Concert Orchestra. Desde 2005, Neil Thomson trabalha com a London Philharmonic Orchestra, a BBC Symphony Orchestra, a Royal Scottish National Orchestra, a Aarhus Symphony Orchestra na Dinamarca, a Lithuanian National Symphony Orchestra, a Orquestra do Teatro Massimo em Palermo, a Orquestra Sinfônica de Yucatan no México, a Orquestra Nacional do Porto, a Lithuanian Chamber Orchestra e RTE Concert Orchestra. Em Maio de 2005 ele foi convidado para conduzir o 50º Aniversário do Concerto em Homenagem a George Enescu, com a Romanian National Orchestra em Bucareste. Em 2008 ele debutou com sucesso frente a Israel Symphony Orchestra and Hallé Orchestra.

 

Neil trabalhou com muitos solistas importantes, incluindo Sir James Galway, Sir Thomas Alles, Julian Lloyd Webber, Jeremy Menuhin, Sara Chang, Dame Moura Lymphany, David Geringas, Gyorgy Pauk, Jean-Phillipe Collard, Valentin Gueorgiou e Sir Rodney Bennett.

De 1992 a 2006, Neil Thomson foi professor de Regência no Royal College of Music e foi o mais jovem professor a ocupar a posição (primeiro ocupado por Adrian Boult em 1916 e depois por regentes como Sir Malcolm Sargent, Constant Lambert, Vernon Handley e Norman Del Mar). Ele recebeu, em 1994, o título de Membro Honorário do Royal College of Music, por seus serviços na instituição e estabeleceu uma notável reputação como orchestra trainee.

Suas habilidades e sua capacidade de comunicação realçaram sua crescente reputação como professor por toda a Europa. Foi convidado para master classes em Vilnius, Lituânia e também foi professor convidado no Mozarteum, Salzburgo; e no Conservatório Arrigo Boito, em Parma. Em 2002, foi convidado por Lorin Maazel para ser um dos membros do júri, nas fases europeias do Maazel Conducting Competition e, em 2007, esteve no jurado do Eduardo Mata International Conducting Competition, na Cidade do México.

 

         Desde 2012, Neil Thomson tem atuado como regente convidado nas Temporadas de Concertos da Orquestra Filarmônica de Goiás.

 

 

Ancuza Aprodu, pianista . 

 

Nascida na Romênia, Ancuza  Aprodu iniciou os estudos  de piano aos quatro anos  de idade, dando continuidade em Bucareste com a renomada professora  Smaranda Murgan. Ao partir para a  Itália, Ancuza trabalhou com o pianista Roberto Bollea e o compositor Enrico Correggia.  Diplomou-se em Piano pelo Conservatório Nacional de Torino e desde 1993 a pianista desenvolve uma carreira internacional como solista na Europa, Ásia e América, com um repertório que vai do Barroco à Música contemporânea.

Ancuza participa como membro permanente nas atividades da "European Ensemble Antidogma Of Turin" realizando apresentações solo e concertos, acompanhada por conjuntos e orquestras, sendo laureada em diversas  competições internacionais.

Entre as atividades recentes da pianista estão recitais e masterclasses na Europa (França, Itália, Alemanha, Áustria, Romênia, Bélgica), Ásia (Filipinas, China, Tailândia), Estados Unidos (Boston, Washington, São Francisco, Baltimore,  Miami, Los Angeles), México, África do Sul e América do Sul (Argentina,  Brasil e Bolívia) e a direção das Coleções de Piano Contemporâneo da Jobert  Editions, em Paris.   

Realizou também, concertos de Mozart, Beethoven, Bach, Correggia e Solbiati acompanhada por orquestras (RAI, Nice, Craiova, Novara, Bucareste, Treviso, ...) e conjuntos europeus (Ensemble Orchestral Contemporain, Contrechamps, Antidogma Musica, ...).

 

Participou ainda de notórios eventos musicais como Schleswig Holstein Musik Festival, Berliner Philharmonie, Knuth Hall e Brucknerhaus. Além deste vasto currículo, Ancuza estrelou recentemente um inédito concerto  de piano escrito especialmente para ela por Hughes Dufourt, no Festival de Música de Strasbourg.

 

Outros projetos da artista incluíram gravações e performances de sonatas completas para piano de violino de Mozart, com numerosas apresentações pelo mundo, acompanhada pela Italian Radio Television Orchestra, além de participar de várias produções e transmissões internacionais para rádio e televisão, bem como gravações de discos para inúmeros selos.

A pianista reforça a importância da criatividade musical e já ofereceu inúmeras premiéres com compositores consagrados, assim como com aqueles que começam a despontar como G. Ligeti, Fr. Donatoni, H. Dufourt, B. Jolas, H. Nakamura, E. Correggia, entre tantos outros.

 

 

 

A ORQUESTRA

 

A nova ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS, criada em janeiro de 2012, realizou cerca de 20 apresentações musicais, divididas em quatro séries de concertos no Teatro SESI, no Centro Cultural UFG, no Centro Cultural Oscar Niemeyer e no Teatro Escola Basileu França. Foram mais de 10 artistas convidados de renome nacional e internacional, que se apresentaram junto à Orquestra na Temporada de 2012, inclusive em concertos didáticos em parceria com a Secretaria da Educação e com o Teatro SESI.

 

Mostrando o potencial da música de concerto em Goiás, a lotação dos teatros e locais de concertos, foi sempre próxima da capacidade máxima, em quase todas as récitas, totalizando um público de, mais ou menos, 15.000 pessoas. 

 

Foi a primeira vez na história do Estado de Goiás, que uma Orquestra apresentou a programação anual de concertos organizados numa completa, a Temporada 2012, com as séries Grandes Solistas, Concertos para a Juventude, Concertos de Câmara e Concertos Didáticos, e eventos prestigiados por maestros e solistas convidados, destacando entre eles: Emmanuele Baldini, Räiff Dantas, Fábio Cury, Laércio Diniz, Eduardo Monteiro, Luiz Garcia, Neil Thomson, Albrecht Breuninger e Ângelo Dias.

 

Com uma nova configuração, a Orquestra Filarmônica de Goiás iniciou o ano de 2013 com as audições e o processo seletivo, aprovando os músicos que compõem o seu quadro.

 

Na programação da Temporada 2013, estão previstas 42 apresentações musicais em todo o Estado de Goiás, inclusive em bairros de Goiânia, entre as séries concertos no Teatro Goiânia, no Teatro SESI e no Centro Cultural Oscar Niemeyer, além de concertos especiais. Teremos 25 artistas, de renome nacional e internacional, que se apresentarão com a OFG para um público de, aproximadamente, 30.000 pessoas. Entre eles destacam-se: André Micheletti, Alex Klein, Daniel Guedes, Flavio Gabriel, Jean Louis Steuerman, Ricardo Castro, Carlos Moreno e João Carlos Martins.

 

O ano de 2013 será promissor e propagará os sons da OFG pelos mais variados espaços e públicos.

 

 

 

 

ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS

 

Superintendente da OFG: Ana Elisa Santos

 

Chefe do Gabinete Gestor do Centro Cultural Oscar Niemeyer: Nasr Chaul

 

Secretário de Estado da Casa Civil: Vilmar Rocha

 

Governador do Estado de Goiás: Marconi Ferreira Perillo Júnior