OFG - Temporada 2013

Série "Concertos Teatro Goiânia"

• Série

A Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta o quinto concerto da Série "Concertos Teatro Goiânia" - Temporada 2013, sob a regência de Carlos Moreno. O concerto será realizado no dia 15 de agosto, quinta-feira, às 20h30, no Teatro Goiânia, e acontece como parte da programação do FIGO 2013 - Festival Internacional de Música em Goiás. No programa "Tributo a Wagner", serão executadas obras de Wagner, Prokofiev e Beethoven. A entrada é franca.

Concerto

Série "Concertos Teatro Goiânia"

Realizada no Teatro Goiânia, o espaço cultural mais tradicional da capital, a apresentação acontece nesta quinta- feira, 20h30. Nela, será apresentado um amplo repertório musical com obras célebres, contando com a participação de renomados artistas convidados.

Data: 15 de agosto de 2013 - quinta-feira, Teatro Goiânia.

Local: Teatro Goiânia - Av. Tocantins esquina com Rua 23, Centro, Goiânia-GO.

"Tributo a Wagner"

WAGNER        O Idílio de Siegfried (20')

PROKOFIEV   Sinfonia Clássica (17')

BEETHOVEN  Sinfonia nº 7 (40')

O REGENTE

Carlos Eduardo Moreno, regência

Carlos Eduardo Moreno é natural de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro. Com sólida formação de base europeia, iniciou os seus estudos musicais ao piano, aos seis anos de idade, passando posteriormente ao violino. Em 1978, ingressou na Escola Cantorum do Brasil para crianças e no Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, de tradição alemã.

Em 1997, participou do International Workshop for Conductors - Ukraine, onde teve aulas com o Maestro Gustav Mayer. Entre 1998 e 2002, foi aluno do renomado professor e maestro Kirk Trevor em Zlin e Kromeriz na República Tcheca.

Em 1999, recebeu a "Bolsa Virtuose", do Ministério da Cultura, para aperfeiçoamento em regência, tendo concluído o Aufbaustudium na Musikhochschule de Zurique, Suíça, em 2000, sob a orientação do Maestro Johannes Schlaefli.

Na primeira atuação de Carlos Moreno frente a uma orquestra, aos 15 anos, ele dirigiu uma composição própria para cordas. Estudou contraponto com o compositor David Korenchendler e regência, orquestração e análise com o Maestro Roberto Duarte.

Carlos Moreno estudou violino com Ermano Trucci e, posteriormente, violino e música de câmara, com o Prof. Nayran Pessanha. Desde muito cedo seu espírito nato de liderança e talento o levaram a atuar como spalla da orquestra jovem Camerata Abrarte, dirigida pelo maestro Gilberto Bitencourt.

Sua carreira como violinista foi promissora, atuando na OSN-UFF por dez anos, quando teve a oportunidade de reger obras do repertório internacional, bem como estreias de obras de sua autoria.

Carlos Moreno foi laureado com o "Prêmio Carlos Gomes - Revelação 2003". No ano de 2006, a OSUSP, sob a sua direção, venceu o XI Prêmio Carlos Gomes, na categoria "Melhor Orquestra Sinfônica".

Ainda em 2006, ele o primeiro brasileiro a atuar como professor de regência no International Workshop for Conductors, na República Tcheca. Em 2007 e 2008, participou do Workshop como professor convidado. Em julho de 2006, esteve no Japão representando o Brasil junto ao aclamado Roppongi Choir, em Comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa.

Carlos foi vencedor do 5º. Concurso Latino-Americano para Regentes, promovido pela OSUSP. Ele é um dos mais requisitados maestros de sua geração, atuando no Brasil, Europa, Estados Unidos e Ásia. É, também, regente titular da Orquestra Sinfônica de Santo André, desde 2009.

A ORQUESTRA

A ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS, recriada no final de 2011, foi transferida para o Gabinete Gestor do Centro Cultural Oscar Niemeyer efetivamente em janeiro de 2012.  No primeiro ano de sua recriação, A OFG realizou cerca de 20 apresentações musicais, divididas em quatro séries de concertos no Teatro SESI, no Centro Cultural UFG, no Centro Cultural Oscar Niemeyer e no Teatro Escola Basileu França. Foram mais de 10 artistas convidados de renome nacional e internacional, que se apresentaram com a Orquestra na Temporada 2012, inclusive em concertos didáticos em parceria com a Secretaria da Educação e com o Teatro SESI.

Mostrando o potencial da música de concerto em Goiás, a lotação dos teatros e locais de concertos, foi sempre próxima da capacidade máxima, em quase todas as récitas, totalizando um público de mais de 13.000 pessoas.

Foi a primeira vez na história do Estado de Goiás, que a Orquestra Filarmônica teve uma programação anual de concertos completa, com as séries Grandes Solistas, Concertos para a Juventude, Concertos de Câmara e Concertos Didáticos, com apresentações que contaram com a participação de prestigiados maestros e solistas convidados, destacando entre eles: Emmanuele Baldini, Räiff Dantas, Fábio Cury, Laércio Diniz, Eduardo Monteiro, Luiz Garcia, Neil Thomson, Albrecht Breuninger e Ângelo Dias.

Em sua nova configuração, a Orquestra Filarmônica de Goiás iniciou o ano de 2013 com o processo seletivo, que recrutou 50 novos músicos para compor o quadro fixo de instrumentistas profissionais.

Na programação da Temporada 2013, estão previstas 42 apresentações musicais em todo o Estado de Goiás, inclusive em bairros de Goiânia. Teremos séries de concertos no Teatro Goiânia, no Teatro SESI e no Centro Cultural Oscar Niemeyer, além de concertos especiais. Teremos 25 artistas de renome nacional e internacional que se apresentarão com a OFG para um público de, aproximadamente, 30.000 pessoas.

O ano de 2013 será promissor e propagará os sons da OFG pelos mais variados espaços e públicos.

ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS

Superintendente da OFG: Ana Elisa Santos