OFG - Concerto Especial

Regente: Neil Thomson
Solista: Thierry de Lucas
Entrada Gratuita

Filarmônica de Goiás presenteia Goiânia com concertos especiais!

No dia 25, acontece, às 18h, um concerto especial no Parque Flamboyant.

Para comemorar o aniversário de 81 anos de Goiânia, a Orquestra Filarmônica de Goiás promove um concerto segue para um local diferente: O Parque Flamboyant, no Jardim Goiás. A apresentação será realizada às 18h, ao pôr do sol e promete fortes emoções.

As apresentações serão regidas pelo maestro britânico Neil Thomson e contarão com a presença dos jovens Miguel Balloussier e Thierry de Lucas, vencedores do II Concurso Nacional de Jovens Solistas, realizado pela Filarmônica de Goiás no dia 31 de agosto deste ano, com o objetivo de incentivar e valorizar os jovens talentos da música de concerto.

Entre os vários candidatos, Miguel e Thierry se destacaram durante as audições e como prêmio, ganharam a oportunidade de se apresentarem como solistas juntamente com a Orquestra Filarmônica de Goiás. Thierry vai executar o  "Concerto para violino nº1", do compositor  alemão Max Bruch. Já Miguel fará o solo "Concerto para Violoncelo nº1", composto pelo francês Camille Saint-Saens.

Além destas consagradas obras, também constam no programa composições de Suppé, Auber, Tchaikovisky, Saint-Saens e Massanet.

Os Solistas

Miguel Balloussier tem apenas 15 anos , mas apresenta um currículo musical invejável. O jovem músico já se apresentou como solista juntamente com a Orquestra Sinfônica Nacional, também já subiu aos palcos do tradicional Teatro Municipal do Rio de Janeiro para executar o concerto em Dó Maior do compositor austríaco Haydn e ainda integrou o quarteto do Núcleo Pedagógico do 45º Festival de Inverno de Campos do Jordão, composto pelos consagrados músicos Barbara Galante ( violino), Asdis Valdimarsdottir ( viola) e Jean Louis Steuerman (piano). Atualmente participa da Academia Juvenil da Petrobras Sinfônica.

Outro destaque é o violinista goiano, Thierry de Lucas. Aos 18 anos, o ex-integrante da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, vem ganhando projeção e reconhecimento em seu trabalho como músico tanto no Brasil, como no exterior. Thierry já acumula diversas premiações, como o segundo lugar no 13º Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio. Em 2013, durante o Festival de Inverno de Campos do Jordão, ele foi escolhido como  spalla da Orquestra do festival, um importante feito para os participantes do evento, superando candidatos nove anos mais velhos e até mesmo alunos indicados pela Julliard School, conceituada escola de música de Nova York.  Já em 2014, Thierry foi selecionado para atuar como solista na 46ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão, que acontece no ano que vem.

O Maestro

O consagrado maestro britânico Neil Thomson é dono de grande experiência como professor de regência em escolas de música europeias, com currículo recheado de premiações e passagens ilustres pelas grandes orquestras do mundo.

Neil Thomson vem estabelecer um critério de excelência musical em Goiás. A sua contribuição é decisiva para a consolidação artística da Filarmônica, dando continuidade em seu crescimento qualitativo e atuação no cenário da música de concerto.

A ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS

A Orquestra Filarmônica de Goiás é um programa cultural de iniciativa do Governo do Estado de Goiás e está dentro da estrutura do Centro Cultural Oscar Niemeyer, um amplo conjunto criado e administrado para democratizar o acesso do povo goiano à arte e à cultura.

A Filarmônica de Goiás se apresenta em concertos musicais; abre audições para a contratação dos músicos; faz ensaios abertos ao público; oferece workshops e realiza concursos.

Data: 25/10 (sábado)
Local: Parque Flamboyant - Jardim Goiás