Programação | CCON
01/12 a 03/12

OFG - Clássicos do Cinema

OFG - Temporada 2013

  • OFG - Temporada 2013

 

Sinopse do evento

O público goiano terá duas oportunidades para ver a Filarmônica interpretando "Classicos do Cinema", com direito a seleção de alguns dos mais consagrados temas do cinema mundial, incluindo trilhas de filmes comoSuperman, Casablanca, Cantando na Chuva, Gladiador, 007 , Titanic, entre outros.  O espetáculo terá sua estreia no próximo domingo, dia 01 de dezembro, às 11h, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.  Para quem não viu, a orquestra se apresenta também na terça, dia 03, às 20h30, no Teatro SESI.  Ainda no mesmo dia , pela manhã, às 9h30, no SESI, acontece o concerto didático, exclusivo para crianças e adolescentes pré-selecionados da rede pública e particular de ensino.

Mídias Sociais

facebook    youtube   

 

O público goiano terá duas oportunidades para ver a Filarmônica interpretando "Classicos do Cinema", com direito a seleção de alguns dos mais consagrados temas do cinema mundial, incluindo trilhas de filmes como Superman, Casablanca, Cantando na Chuva, Gladiador, 007 , Titanic, entre outros.  O espetáculo terá sua estreia no próximo domingo, dia 01 de dezembro, às 11h, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.  Para quem não viu, a orquestra se apresenta também na terça, dia 03, às 20h30, no Teatro SESI.  Ainda no mesmo dia , pela manhã, às 9h30, no SESI, acontece o concerto didático, exclusivo para crianças e adolescentes pré-selecionados da rede pública e particular de ensino.

 

Concertos

 

 

 

Série "Concertos para a Juventude"

 

Data: 01 de dezembro, domingo.

Horário: 11h

 

Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer (Av. Jamel Cecílio, 4490 - GO 020, km 01) Goiânia-GO. 

Entrada franca

--------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

  Série "Concertos Didáticos"

 

São concertos de caráter didático, exclusivos para crianças e adolescentes pré-selecionados da rede pública e particular de ensino. Além de apreciarem a boa música de concerto, os alunos recebem informações sobre a orquestra, instrumentos, repertório e os compositores.

 

Data: 03 de dezembro  de 2013 - terça-feira

Horário: 09h30

Local: Teatro SESI - Av. João Leite, nº 1.013, St. Santa Genoveva.

 

 

 

 

Série "Concertos Teatro SESI"

Data: 03 de dezembro de 2013 - terça-feira.

Horário: 20h30

Local: Teatro SESI-Av. João Leite, nº 1.013, Setor Sta. Genoveva

Entrada Franca

 

 

                                                           PROGRAMA

 

 

"Clássicos do Cinema"

      (Temas dos filmes Hotel Hollywood, Cantando na Chuva, O Mágico de Oz, Casablanca, Orfeu Negro)

 

Sete Homens e um  Destino

 

Temas dos filmes 007

 

Três Peças do Filme "A Lista de  Schindler"

 

 

Marcha do filme "Superman".

 

Musica do filme "Gladiador"

 

 

O Datilógrafo (filme "Errado pra Cachorro")

 

Titanic

 

 

Natal nos Filmes : (Temas dos filmes Milagre na Rua 34, O Expresso Polar, Esqueceram de Mim, O Estranho Mundo de Jack, O Grinch)

 

Eliseu Ferreira, regência

 

 

 

O REGENTE

 

Eliseu Ferreira, regência.

 

ELISEU FERREIRA, Natural de Anápolis-GO é graduado em Educação Artística e Clarineta pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Possui o mestrado em Regência Orquestral pela mesma instituição.

 

Estudou clarineta com os professores Fernando Henrique Machado (EMB), Luiz Gonzaga Carneiro (UNB), José Nogueira Júnior (UFG) e José Alessandro (UFG). Foi aluno de canto dos professores Zuinglio Faustini e Angelo Dias em Goiânia. Estudou regência coral e orquestral com o Maestro Emílio de César por vários anos em Brasília.

 

Participou de festivais, cursos de aperfeiçoamento, e master-classes no Brasil e no exterior, tendo aulas com renomados professores, dentre eles, Dante Anzolini, Roberto Duarte, Roberto Minczuk, Aylton Escobar, Kirk Trevor, Tomás Koutnik, Neil Thomson, Frank Shipway e Kurt Masur.

 

Participou de cursos de Regência em Assunção, no Paraguai e em Zlin e Kromeriz, na República Tcheca. Desde 2006 tem frequentado os workshops de regência orquestral dos professores John Farrer e Neil Thomson em Londres, Inglaterra (Royal College of Music e Royal Academy of Music) e em Paris, França.

 

Foi regente nos seguintes grupos: Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Jovem de Goiás, Orquestra Planalto Central, Orquestra de Câmara de Goiânia, Camerata Vocal de Goiânia, Banda Sinfônica do CEFET-GO, Orquestra Sinfônica de Goiânia, dentre outros.

Atuou como professor de Prática de Orquestra, Regência Orquestral e Regência Coral em alguns festivais de música no Brasil. Atuou como regente convidado em Goiás e São Paulo.

 

Foi também Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra de Câmara Goyazes por dois períodos: entre 1999 e 2003 e entre 2008 e 2011. Com essa orquestra realizou uma grande quantidade de concertos em Goiás, trabalhando ao lado de renomados solistas nacionais e internacionais e também expoentes da nossa música popular.

Em 2010 recebeu do Governo de Goiás o Diploma de Destaque Cultural do Ano, pelo trabalho realizado em prol da música clássica no Estado.

 

Desde 2002 é o Regente Titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com a qual tem realizado um intenso trabalho didático e artístico, realizando séries de concertos na capital e em todo o Estado de Goiás, além de concertos no Distrito Federal e nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2011, realizou frente à OSJG, uma turnê de 08 concertos na Espanha, com sucesso de público e crítica, tocando em salas importantes como o Palau de la Musica (Barcelona), Auditório Josep Carreras (Vila-Seca), Auditório Enric Granados (Lleida), Auditório de Girona e Auditório do Centro Cultural Caja Granada (Granada). Atua ainda como professor regular de Regência no Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França.

Atualmente é o regente titular da nova Orquestra Filarmônica de Goiás.

 

 

 

O SOLISTA

 

Luciano Pontes, violino.

 

Luciano Pontes iniciou seus estudos ao violino com Alex Nascimento e Salmo Lopes. Diplomou-se com os títulos de Bacharel em Música -habilitação em violino, na classe do prof. Alessandro Borgomanero, que é Mestre em Música pela EMAC-UFG.

 

Luciano tem se aperfeiçoado em cursos e master classes com renomados violinistas como: Shmuel Ashkenasi (Curtis Institute of Music), Leon Spirer (Spalla da Orquestra Filarmônica de Berlin), Ruben Aharonian (Quarteto Borodin) e Sergey Kravchenko (Conservatório Tchaikosvsky de Moscou).

 

Entre 2004 e 2007, Luciano Pontes aperfeiçoou-se regularmente com a renomada professora búlgara EVGENIA POPOVA, em festivais e cursos realizados no Brasil.

 

Entre os concursos que ele venceu, destacam-se: X Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio, IV Concurso Nacional para Jovens  Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia, Prêmio ''Música Viva''.

 

Luciano Pontes tem atuado como spalla e chefe de naipe em importantes orquestras brasileiras como OEMT, Camerata Antíqua de Curitiba e Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília.

 

Em 2007, frequentou as aulas da Academia da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, na classe de violino do prof. Emanuelle Baldini; e música de câmara de Cláudio Cruz.

 

Luciano apresentou-se em inúmeros concertos, como violinista

convidado, com a OSESP, inclusive, gravou importantes obras do repertório

sinfônico, sob a direção do Maestro John Neschling.

 

Ele já se apresentou, ainda, como solista e camerista em importantes

salas de concerto pelo Brasil, como: Auditório Cláudio Santoro, Teatro Castro

Alves, Sala São Paulo, Mosteiro de São Bento, Teatro Nacional de Brasília,

Grande Teatro da Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul, entre outros.

 

Atualmente, Luciano Pontes é Spalla da Orquestra Filarmônica de

 

Goiás.

 

 

 

 

                                         A ORQUESTRA

 

 A ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS, recriada no final de 2011, foi transferida para o Gabinete Gestor do Centro Cultural Oscar Niemeyer efetivamente em janeiro de 2012.  No primeiro ano de sua recriação, A OFG realizou cerca de 20 apresentações musicais, divididas em quatro séries de concertos no Teatro SESI, no Centro Cultural UFG, no Centro Cultural Oscar Niemeyer e no Teatro Escola Basileu França. Foram mais de 10 artistas convidados de renome nacional e internacional, que se apresentaram com a Orquestra na Temporada 2012, inclusive em concertos didáticos em parceria com a Secretaria da Educação e com o Teatro SESI.
Mostrando o potencial da música de concerto em Goiás, a lotação dos teatros e locais de concertos, foi sempre próxima da capacidade máxima, em quase todas as récitas, totalizando um público de mais de 13.000 pessoas.

Foi a primeira vez na história do Estado de Goiás, que a Orquestra Filarmônica teve uma programação anual de concertos completa, com as séries Grandes Solistas, Concertos para a Juventude, Concertos de Câmara e Concertos Didáticos, com apresentações que contaram com a participação de prestigiados maestros e solistas convidados, destacando entre eles: Emmanuele Baldini, Räiff Dantas, Fábio Cury, Laércio Diniz, Eduardo Monteiro, Luiz Garcia, Neil Thomson, Albrecht Breuninger e Ângelo Dias.

Em sua nova configuração, a Orquestra Filarmônica de Goiás iniciou o ano de 2013 com o processo seletivo, que recrutou 50 novos músicos para compor o quadro fixo de instrumentistas profissionais.

Na programação da Temporada 2013, estão previstas 42 apresentações musicais em todo o Estado de Goiás, inclusive em bairros de Goiânia. Teremos séries de concertos no Teatro Goiânia, no Teatro SESI e no Centro Cultural Oscar Niemeyer, além de concertos especiais. Teremos 25 artistas de renome nacional e internacional que se apresentarão com a OFG para um público de, aproximadamente, 30.000 pessoas.

O ano de 2013 será promissor e propagará os sons da OFG pelos mais variados espaços e públicos.

 

 

ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS

Superintendente da OFG: Ana Elisa Santos

Regente Titular: Eliseu Ferreira

Diretor Artístico: Alessandro Borgomanero

 

Chefe do Gabinete Gestor do Centro Cultural Oscar Niemeyer: Nasr Chaul

Secretário de Estado da Casa Civil: Vilmar Rocha

Governador do Estado de Goiás: Marconi Ferreira Perillo Júnior