Programação | CCON
10/12

Filarmônica apresenta Sagração da Primavera

Concerto tem participação da Sinfônica Jovem e do Grupo Impact(o)

  • Concerto tem participação da Sinfônica Jovem e do Grupo Impact(o)

 

Sinopse do evento

Data: 10/12 ( domingo)
Horário: 11 horas
Local: Palácio da Música/Centro Cultural Oscar Niemeyer
Entrada gratuita

Regência: Neil Thomson
Programa:
Anaktoria – Xenakis
After Spring – Agnes
A Sagração da Primavera - Stravinsky

Mídias Sociais

Confirme sua presença  

Neste domingo, 10, às 11h, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, a Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta uma das obras mais significativas do século XX, a Sagração da Primavera, do russo Igor Stravinsky. A composição, que possui complexas estruturas rítmicas musicais, foi utilizada como trilha sonora para um ballet coreografado por Vaslav Nijinsky. Com estreia polêmica em 1913, hoje ela é mundialmente conhecida pela inovação, profundidade e pelo espírito revolucionário. A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás participará da execução da obra.

O grupo de percussão Impacto também integra o hall de participações especiais. Os integrantes, juntamente com a Filarmônica, vão interpretar a inédita composição “After Springs”, da brasileira Michelle Agnes, encomendada pela Orquestra. A obra de Agnes foi escrita para Sixxen, instrumento musical desenvolvido pelo compositor, arquiteto, engenheiro e matemático grego Iannis Xenakis, em 1978. Considerado um dos mais importantes compositores do século XX, a música de Xenakis dialogava com outras áreas como física, matemática, arquitetura, química e computação.

A obra “Anaktoria”, de Xenakis também integra o repertório da apresentação. A regência do concerto é do maestro titular e diretor artístico da Filarmônica, Neil Thomson.   A entrada é gratuita.