Programação | CCON
18/11 a 17/12

Exposição fotográfica

Terra Brasileira Cristina Oldemburg

  • Terra Brasileira Cristina Oldemburg

 

Sinopse do evento

Após percorrer diferentes regiões do País pesquisando as potencialidades plásticas e poéticas da matéria terrosa brasileira, Cristina Oldemburg publicou em 2010 o livro Terra Brasileira, que deu origem à série de exposições iniciadas na Chácara do Céu no RJ e que agora chega até o público goiano no CCON.

Mídias Sociais

flickr    facebook    youtube   

Oscar Niemeyer abre exposição de Cristina Oldemburg

O Governo do Estado de Goiás, por meio do Centro Cultural Oscar Niemeyer, inaugurou em 17 de novembro de 2011 a exposição Terra Brasileira, da fotógrafa carioca Cristina Oldemburg. A mostra ficou aberta ao público de 18 de novembro a 17 de dezembro, de 10 às 18 horas, na Galeria D. J. Oliveira, do Museu de Arte Contemporânea de Goiás, com entrada franca.
Após percorrer diferentes regiões do país pesquisando a riqueza geológica, investigando as potencialidades plásticas e poéticas da matéria terrosa brasileira, Cristina Oldemburg publicou em 2010 o livro Terra Brasileira, que deu origem a série de exposições iniciadas no Museu Chácara do Céu, no Rio de Janeiro, e que agora chega até o público goiano.
As quinze imagens que compõem a mostra, ampliadas em grandes formatos, retratam a mineração em Itabirito (MG); o leito do Rio Araguaia, no Mato Grosso; as falésias de Conde, Paraíba; e as riquezas do solo goiano de Crixás e Cristalina. A exposição tem curadoria de Divino Sobral, diretor do MAC. "Por todos os locais por onde passou, Cristina Oldemburg buscou encontrar a força telúrica, a poética do mineral e a energia plástica contidas nas camadas da terra, guardadas no interior de rochas, pedras e areias", afirma Sobral.
Terra Brasileira também reflete o modo particular com que a artista visual observa o mundo. Ela descobriu, ainda na infância, que tinha alto grau de miopia. Ali nascia um hábito que se refletiu também em sua produção fotográfica: aproximar os olhos dos objetos para vê-los com nitidez.

A artista
Cristina Oldemburg tem uma longa trajetória em produção artística e cultural. Fotógrafa e produtora é hoje diretora executiva da Câmera Books. Preside, desde 2004, o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, instituição que é referência de profissionalização no segmento artístico. Além de atuar como curadora de música, teatro e literatura do Espaço Cultural Constituição, Cristina organizou inúmeras exposições de fotografia e artes plásticas, além de ter realizado diversas exposições de seu trabalho fotográfico. Em 2007, publicou o livro de fotografias Ultrapassagens e em 2010, foi lançadoTerra Brasileira.