Programação | CCON
19/08 a 21/08

Encontro de Veículos Antigos

XXVIII Evaco

  • XXVIII Evaco

 

Sinopse do evento

Datas: 19, 20 e 21 de agosto de 2016

Horários de visitação pública:

Sexta, 19 - das 10 às 21 horas

Sábado, 20 - das 9 às 23 horas

Domingo, 21 - das 9 às 16 horas

Entrada franca

Informações e inscrições: www.evago.com.br / (62) 3282-3313

Mídias Sociais

Confirme sua presença

O Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) recebe de amanhã até domingo o XXVIII Encontro de Veículos Antigos do Centro-Oeste (Evaco). Cerca de 300 carros e motocicletas devem participar do evento, que terá ainda shows musicais, encontro de colecionadores de miniaturas e uma etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica.

A organização do 28º Evaco espera receber aproximadamente 20 mil pessoas nos três dias de evento. A entrada é franca. “Entre as atrações que o público poderá conferir estão um Fiat 1909, um Corvette 1956 e um Rolls-Royce avaliado em R$ 1,5 milhão”, diz o diretor regional da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), Ronay Andrade Pereira.

O Evaco ocupará uma extensa área da Esplanada Juscelino Kubitschek do CCON, com espaço reservado para alimentação e um palco para shows. Na sexta-feira, 19, quem sobe ao palco é a banda Blackbirds (cover dos Beatles), às 19h30. No sábado, 20, a atração é Hélio Coletto Jr. (cover de Elvis Presley), às 19 horas. No domingo não haverá shows. O espaço será aberto apenas para visitação aos veículos e o evento será encerrado às 16 horas.

O Clube do Veículo Antigo de Goiás (CVAGO) é o responsável pela organização do 28º Evaco, sob a supervisão da FBVA.

No sábado, 20, será realizada também a Etapa Centro-Oeste do VIII Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica. Ronay Andrade Pereira explica:

“Trata-se de uma competição com veículos antigos. O objetivo da equipe (piloto e navegador) é percorrer os trechos cronometrados no tempo mais próximo possível do especificado em planilha. A largada será às 10 horas e a chegada do primeiro carro está prevista para 14 horas, no mesmo local, após percorrer um circuito de aproximadamente 120 quilômetros, em via pavimentada, passando por Bela Vista e Senador Canedo, onde haverá uma parada para almoço. A planilha somente é divulgada aos competidores e demais interessados momentos antes da largada. Os competidores só podem usar os recursos disponíveis no automóvel quando de sua fabricação, além de uma calculadora, não podendo recorrer a GPS, tablets e celulares. Participam veículos de fabricação até 1992, sendo que, para concorrer ao Campeonato Brasileiro de Rally Histórico, o veículo tem que ter no mínimo 30 anos de fabricação e estar o mais próximo do original possível. Concorrem competidores locais e de outros Estados.”

Outra iniciativa que integra a agenda do Evaco é o 5º Encontro de Colecionadores de Miniaturas de Goiânia. O evento será realizado na sala de vidro no térreo da Biblioteca do CCON, no sábado, 20, e no domingo, 21. “Serão seis colecionadores que vão expor algo em torno de 400 miniaturas de carros de diversos temas e escalas”, afirma Glauco de Souza Matos, um dos organizadores do encontro.

Clique e confira detalhes da programação

Programação do XXVIII Evaco