Programação | CCON
16/09 a 18/09

EARQ 2014

Encontro de Arquitetura e Design 2014

  • Encontro de Arquitetura e Design 2014

 

Sinopse do evento

Grandes nomes já são presença garantida para o 5º EARQ. No primeiro dia do evento (16 de setembro), os palestrantes serão Guto Requena, Muti Randolph e Paulo Alves. Já no segundo dia (17 de setembro), o Encontro receberá Henrique Steyer, Jamile Tormann e Miguel Pinto Guimarães. E para fechar com chave de ouro, a data de encerramento (18 de setembro) contará com a presença de Gilberto Elkis, Guilherme Torres e Pedro Ernesto.

Mídias Sociais

facebook    youtube   

 

EARQ - Encontro de Arquitetura e Design 2014:


A quinta edição do Encontro de Arquitetura e Design - EARQ, o maior evento do segmento na região Centro-Oeste, tem data marcada para 16 a 18 de setembro de 2014. Este ano, a iniciativa será realizada mais uma vez no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia (GO), e promete apresentar diversas novidades! 

A criação de um amplo espaço de convivência no local é uma delas. Além disso, cursos oferecidos pelo centro de treinamento Imageria Criativa também irão movimentar o Encontro. Outro destaque é para os vários profissionais de renome que estarão entre os convidados, com o objetivo de promover um rico intercâmbio de conhecimentos e estilos em termos de arquitetura, design e decoração. 

Grandes nomes já são presença garantida para o 5º EARQ. No primeiro dia do evento (16 de setembro), os palestrantes serão Guto Requena, Muti Randolph e Paulo Alves. Já no segundo dia (17 de setembro), o Encontro receberá Henrique Steyer, Jamile Tormann e Miguel Pinto Guimarães. E para fechar com chave de ouro, a data de encerramento (18 de setembro) contará com a presença de Gilberto Elkis, Guilherme Torres e Pedro Ernesto. 

A expectativa para 2014 é continuar evoluindo ainda mais! Por isso, o EARQ está a todo vapor e segue em sua intenção de superar as edições anteriores, trazendo sempre mais novidades e inovações, além de promover ações diferenciadas, que prometem agradar "em cheio" ao público-alvo e também reforçar que a arquitetura e o design fazem parte da cultura goianiense. 

Confira a programação do EARQ 2014! 

 

16 de setembro de 2014


Palestrante: Paulo Alves
Tema: Design com afeto
Horário: 16:30 

Fascinado pelo trabalho com madeira desde a infância em Jardinópolis (SP), Paulo Alves formou-se arquiteto pela Escola de Engenharia da USP de São Carlos. Ainda na faculdade, começou a acompanhar o trabalho de um dos ícones da arquitetura brasileira, Lina Bo Bardi, integrando seu escritório em 1992. Usando a madeira com maestria, o profissional fabrica suas próprias criações em marcenaria desde 1994, influenciado pelas formas modernas, observação da natureza e fascínio pelas possibilidades desta matéria-prima tão nobre quanto marcante da nossa cultura. Em seus desenhos, há o olhar de um arquiteto que cria estruturas elegantes e originais de traço racional, com um frescor que revigora o legado dos grandes mestres do mobiliário moderno no Brasil. 



Palestrante: Muti Randolph
Tema: Tempoespaços - criando experiências imersivas e espaços que reagem ao som
Horário: 18:30 

Assinar projetos integrados de design, arquitetura e iluminação é a grande marca de Muti Randolph, que começou como designer gráfico e hoje é referência na criação de ambientes interativos.

Sua origem gráfica é visível na mistura entre o 2D e o 3D, o gráfico e o espacial, muito presente durante a trajetória do profisisonal. Mas é a relação com a quarta dimensão que recebe maior atenção em seu trabalho mais recente.

Muti Randolph busca o dinamismo mesmo num meio, por tradição, fixo e permanente como a arquitetura. Além disso, a música e a arte do tempo sempre foram para ele uma influência e uma paixão.

Não por acaso, a maior parte de seus trabalhos gira em torno de capas de disco, cenários de shows e projetos de casas noturnas. 



Palestrante: Guto Requena
Tema: Arquitetura, design e comportamento na Era Digital
Horário: 20:40 

Nascido em Sorocaba, interior de São Paulo, Guto Requena graduou-se em Arquitetura e Urbanismo no ano de 2003 pela Universidade de São Paulo (USP). Durante nove anos, foi pesquisador do NOMADS.USP -

Centro de Estudos de Habitares Interativos da Universidade de São Paulo. Em 2007, obteve seu mestrado na mesma Universidade com a dissertação "Habitar Híbrido: Interatividade e Experiência na Era da Cibercultura".

No escritório Guto Requena Arquitetura e Design, o profissional desenvolve consultoria de design e projetos residenciais, comerciais, instalações interativas e mobiliário. O estúdio reflete sobre memória, cultura digital e poéticas narrativas em todas as escalas do design. 



Data: 17 de setembro de 2014


Palestrante: Jamile Tormann
Tema: Da gestão ao projeto de iluminação e arquitetura
Horário: 16:30 

Jamile Tormann atua no mercado há 25 anos e é reconhecida em cenário nacional. A profissional começou a trabalhar em junho de 1989 com o iluminador João Acir de Oliveira, em Porto Alegre (RS). Recebeu três prêmios de Melhor Iluminação e várias indicações.

Iluminou o Ballet de Cuba de Camaguey, o Programa Casseta e Planeta da Rede Globo e o show Cássia Eller - Com você, Meu Mundo Ficaria Completo, entre outros.

Trabalhou também com várias companhias de teatro e diretores como Wolf Maia, Aderbal Freire Filho e Sidney Cruz.

Jamile desenvolveu ainda o projeto de arquitetura cênica e de iluminação do Café Literário da 26ª e 27ª Feira do livro de Brasília (DF) e realizou o projeto de iluminação do Desfile Palmas Fashion Week 2009 e 2010. 



Palestrante: Henrique Steyer
Tema: Design inusitado e suas diferentes fontes de inspiração
Horário: 18:30 

Henrique Steyer estudou design em Milão, ganhou prêmio de décor na Turquia, foi capa de revista na China, projetou loja na África do Sul e seus projetos foram publicados em mais de 30 países.

Rodou o mundo antes de voltar para sua Porto Alegre natal, onde atua como um dos arquitetos mais prolíficos e talentosos de sua geração. Também responde pela direção artística das produções fotográficas da Florense, super grife de móveis planejados.

Entre um projeto de interiores aqui e um arquitetônico acolá, passeia por espaços residenciais e corporativos e não pensa duas vezes antes de alçar voos mais conceituais - como a série de quadros What if? e o artista imaginário Mark Gary Adams. 



Palestrante: Miguel Pinto Guimarães
Tema: Arquitetura residencial
Horário: 20:40 

Miguel Pinto Guimarães é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. No ano de 2003, montou o Miguel Pinto Guimarães Arquitetos Associados, um escritório focado em atendimento personalizado,

no estabelecimento de uma diferente relação com seus clientes e no desenvolvimento de uma arquitetura autoral. Com característica contemporânea e linguagem moderna, Miguel desenvolve espaços amplos,

onde a luz natural sempre é bastante explorada, aliando materiais naturais à tecnologia de ponta. Outra marca constante no trabalho do arquiteto é a busca por provocar sensações.

Seus ambientes pretendem propor às pessoas não só uma experiência visual, mas também uma experiência sensorial, porque a arquitetura antes de ser vista, deve ser sentida. 




18 de setembro de 2014


Palestrante: Pedro Ernesto Gualberto
Tema: Desenvolvimento de projetos arquitetônicos - da concepção ao interior
Horário: 16:30 

Pedro Ernesto Gualberto atua nas áreas de projeto de arquitetura de residências e prédios, tanto na concepção do projeto arquitetônico como no design de interiores. Na área comercial, desenvolve projetos de lojas, escritórios, clínicas, restaurantes e hotéis, dentre outros. Já em termos de projetos urbanísticos, o profissional trabalha com desenvolvimento, planejamento e implantação. Pedro Ernesto iniciou sua carreira profissional no ano de 1998, logo após a conclusão da graduação, elaborando e executando os primeiros projetos em seu escritório. Sua grande marca é sempre buscar a harmonia do clássico com o contemporâneo, sem se prender a modismos. 


Palestrante: Gilberto Elkis
Tema: Revestimentos naturais
Horário: 18:30 

Gilberto Elkis é um dos maiores nomes do paisagismo brasileiro e está há mais de 25 anos no mercado, sendo reconhecido pela técnica da topiaria e por seus projetos que aguçam os cinco sentidos humanos. Ao pensar na harmonia entre o espaço a ser projetado e o desejo de seu cliente, Gilberto Elkis imprime sempre sua marca - a versatilidade. Em seus projetos, é possível identificar a busca pela liberdade natural do jardim, onde as plantas adquirem volumes e formas diversas espontaneamente, ao mesmo tempo em que também se percebem as características geométricas do grande paisagista do barroco francês, Andre Le Nôtre. A tradução do que o criador já viveu e experimentou ao longo de seus 22 anos de carreira resultam em uma bela síntese de estilos. 




Palestrante: Guilherme Torres
Tema: Arquitetura brasileira para o Século XXI
Horário: 20:40 

Com estilo contemporâneo que foge dos padrões básicos da arquitetura e decoração, Guilherme Torres se destaca entre os principais nomes do mercado. Formado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina - UNIFIL e pós-graduado em MBA Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, Guilherme possui um considerável numero de premiações e tem visto suas criações conquistarem espaços em publicações especializadas por todo o globo. Volumes suspensos e linhas delgadas, com poucas e marcantes linhas, são a marca registrada do arquiteto. O equilíbrio é o ponto focal de suas experimentações projetais, com a presença de elementos rústicos em residências ou branco absoluto em algumas obras comerciais.