Programação | CCON
01/03

Café de Ideias

Café de Ideias 2013

  • Café de Ideias 2013

 

Sinopse do evento

Programação parcial do Café de Ideias 2013

Mídias Sociais

Claudia Riolfi é psicanalista. Diretora geral do Instituto da Psicanálise Lacaniana - IPLA, coordena a Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano da Universidade de São Paulo. Professora doutora na Universidade de São Paulo, lá coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise - GEPPEP.

 

 

 

CAFÉ DE IDEIAS 2013

 

01 de março (sexta-feira), 19h30 no Centro Cultural Oscar Niemeyer - CCON

 

Claudia Riolfi, psicanalista

 

Conferência: Vida contemporânea: “admirável mundo novo, os homens choram e as mulheres arrumam carros".



Resumo:

 

Já se foi o tempo em que cada um de nós tinha uma boa ideia do que deveria se tornar ao crescer. Aos homens, cabia o papel de macho irrequieto. Às mulheres, seguir o exemplo daquelas que viveram em Atenas. Aos filhos, tornar-se um bom menino e esperar, desesperadamente, a hora de crescer e, enfim, esquecer de sua infância. Se, por um lado, as pessoas se revoltavam, por outro, sentiam-se seguras: elas tinham um parâmetro desde onde balizar seu comportamento. Assim, a sexualidade era uma questão de tempo e de conveniência. E agora? Com a crescente plasticidade das identidades sexuais humanas, e com a multiplicação dos modos de formar famílias, como encontrar um princípio norteador que impeça nossos amores, sonhos e investimento na prole de naufragarem?

 

Biografia (quem é Claudia Riolfi)

 1

 

Claudia Riolfi é psicanalista. Diretora geral do Instituto da Psicanálise Lacaniana - IPLA, coordena a Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano da Universidade de São Paulo. Professora doutora na Universidade de São Paulo, lá coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise - GEPPEP. É graduada em Letras pela Universidade de Taubaté (1986), mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Fez pós-doutorado pela Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis (2010).