Café de Ideias 2015

Christian Dunker, psicanalista e professor de psicologia na USP.

• Christian Dunker, psicanalista e professor de psicologia na USP.

COORDENAÇÃO: LISANDRO NOGUEIRA

PRODUÇÃO: LUISA TEIXEIRA DAHER

Café de Ideas - 2° semestre 2015

Dia 13 de novembro, 19h30, entrada franca.

Palestrante: Christian Dunker,  psicanalista e professor de psicologia da USP.

“A delicadeza perdida: mal-estar individual e coletivo na era dos condomínios"

Existe um antídoto contra a indiferença que parece ter tomado conta de nosso estado de civilização? Ou seria a indiferença o caminho pelo qual poderíamos inventar uma nova política, em que o outro não nos ameace tanto por sua cor, seu gênero, seu sexo e seu gozo. O perigo do Outro nos faz erguer muros e condomínios, nos torna mestres de um mundo cada vez menor. Este pequeno mundo não é só feito da cultura do esvaziamento, da solidão e da apatia. Ele é também um mundo apequenado e bruto: “para os amigos tudo, para os inimigos a lei”. Hegel dizia que o mestre tende a se embrutecer em seu gozo sobre o escravo, assim como o escravo se embrutece ao dominar a natureza. É preciso uma ética para além da lei e da brutalidade, capaz de recuperar a delicadeza daqueles que andam com cuidado, porque andam sobre os sonhos  que ainda não fomos capazes de sonhar.