Café de Ideias 2013

Palestra com Oswaldo Giacoia Jr.

• Palestra com Oswaldo Giacoia Jr.

Café de Ideias 2013

Dia 29 de novembro, 19h30,

sexta-feira, entrada franca.

"A preguiça e a melancolia" com Oswaldo Giacoia Jr.

Em nossas sociedades pós industriais contemporâneas, o imperativo categórico do sucesso social por meio de performances e rendimentos mantém o ócio sob suspeita e banimento, como algo da ordem do desajuste e anormalidade, a despeito de todas as utopias que celebravam as promessas da tecnologia como a realização da fantasia de uma libertação do homem da escravidão,  da servidão e da necessidade, como as núpcias entre o trabalho produtivo e o lazer.

Seria o caso de se pensar num papel positivo para categorias politicamente ainda descreditadas, como as diferentes modalidades  transgressivas de excesso, prodigalidade, desperdício: o não fazer nada, a total ausência de finalidade e instrumentalização, em ruptura com a exigência de consumo infinito e permanente entretenimento. O ideal de navegar na contra-corrente da compulsão à produtividade, de um ideal de felicidade banalizado como bem estar, segurança, ausência de dor e sucesso social.

Curriculo:  filósofo e professor e livre docente na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), é mestre em Filosofia pela PUC-SP e doutor em Filosofia pela Freie Universität de Berlim. É autor de diversos livros como: Os labirintos da almaNietzsche como psicólogoNietzsche (coleção Folha Explica), Sonhos e pesadelos da razão esclarecida Nietzsche e para além do bem e do mal.