CAFÉ DE IDEIAS 2013

10 de maio (sexta-feira)

Márcia Tiburi, filósofa

1

Conferência: Filosofia Pop – Uma Investigação Sobre A Cultura Contemporânea De Massas

Resumo:

O que pode acontecer quando a reflexão filosófica chega ao campo da cultura POP? Que cultura é esta e que filosofia resulta de sua análise? Trata-se de conformismo, adesão ou crítica? De que filosofia estamos falamos? Sabemos que a reflexão conceitual se modifica em função de seu objeto, de seus temas. O que pode haver de relevante a ser pensado conceitualmente no campo POP?

Qual o nexo entre Cultura de Massas, Indústria Cultural e Cultura POP? Qual o papel dos meios de comunicação na produção das massas e de sua cultura? O pensamento reflexivo participa dessa produção ou a critica? Questionar o fenômeno do “pop”, compreender suas características e peculiaridades é a intenção que gera este debate urgente em nosso tempo.

Biografia:

Marcia Tiburi é graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia pela UFRGS. Publicou diversos livros de filosofia, entre eles“As Mulheres e a Filosofia” (Ed. Unisinos, 2002), O Corpo Torturado (Escritos, 2004), Diálogo sobre o Corpo (Escritos, 2004), “Mulheres, Filosofia ou Coisas do Gênero” (EDUNISC, 2008), “Filosofia em Comum” (Ed. Record, 2008), “Filosofia Brincante” (Record, 2010, indicado ao Jabuti em 2011), “Olho de Vidro” (Record 2011) e “Filosofia Pop” (Ed. Bregantini, 2011). Publicou os romances Magnólia (2005, indicado ao Jabuti em 2006), A Mulher de Costas (2006) e O Manto (2009) da chamada Trilogia Íntima.  Em 2012 lançou seu quarto romance “Era meu esse Rosto” (Record). É professora do programa de pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie e colunista da revista Cult.

Local: Sala de cinema Glauber Rocha (subsolo)

Informações: 62 - 3201 4904

www.ccon.go.gov.br/pagina/cafedeideias2013

Concepção: Lisandro Nogueira e Nasr Chaul.